4 de julho de 2012

204 - Aplicar a regra dos 10 (3) segundos


Conhecem? A regra (!!!) que diz que se deixarem cair algo (comestível) ao chão e se a apanharem em menos de 10 segundos, a podem comer, sem risco de apanharem "alguma coisa"?

Vá, não façam essas caras...

Adorei a explicação do Vanderlei:

«A explicação científica para este fato leva em consideração ainda outro fenómeno. Supondo que um meteoro arrasa-quarteirão caia na Terra, é natural que as pessoas o vejam no céu e corram para longe do seu ponto de impacto. Apenas DEPOIS que o meteoro caiu é que as pessoas, curiosas que são, irão aproximar-se novamente para observar.
De maneira análoga, comportam-se as bactérias. Afinal, a pipoca que cai está para as bactérias assim como o meteoro está para os humanos. E da mesma maneira, a bactéria tem medo de ser esmagada, vê a bola negra se aproximando e corre para longe. As que ficarem ali, desapercebidas ou lerdas, são esmagadas! As outras, só depois de perceberem que na verdade o meteoro é COMIDA é que vão ao seu encontro, sobrando aí esse meio-tempo, os 10 segundos.»


neste caso não há nada a fazer...

Admito que não sou muito picuinhas com estas coisas. Como poderia? Fui escuteira durante anos e acampar no meio do monte, cozinhando em pequenos fogões periclitantes... bem, não podíamos dar-nos ao luxo de ser esquisito! Tenho quase a certeza que comi alguns insectos, caruma, ...

Bom, voltando ao presente. 

Parece que afinal mais seguro é apanhar - a bolacha que caiu, por exemplo - aos 3 segundos (toca a trabalhar os reflexos). Há pouco tempo, cientistas, que não tinham nada melhor para fazer, andaram a atirar diferentes tipos de comida ao chão e a ver que tipo de bactérias "ficavam" nos alimentos após 3, 5 e 10 segundos de permanência no chão (podem ler o artigo, em inglês, aqui). 10 segundos não resulta para todos, 5 segundos assim-a-assim, por isso vou-me ficar pelos 3. A melhor comida para cair ao chão é a processada (sal e/ou açúcar q.b.) e com pouco água (lá está, é a bolacha).

Vou aplicar esta regra só cá em casa, onde sei quantas vezes, e como, o chão é limpo. E no meio do monte, quando vou acampar (e nada se desperdiça...). Nos restantes sítios deixo para os passarinhos.

4 comentários:

  1. ah,ah,ah!!! adorei a explicação e tem tanta lógica que vou passar a usar como justificação para quando apanhar a comida do chão:)))
    Agora mais a sério, os humanos andam cada vez mais picuinhas e por isso é que andam mais frágeis. Uma das causas que é apontada ao facto das crianças terem mais alergias agora (que supostamente somos mais limpinhos e "desinfectado") é por não andarem tanto no meio das bactérias, lixo e bicharada - não conseguem desenvolver as defesas necessárias.
    Além disso, não estamos em tempo de desperdiçar comida e recursos.
    bjos

    ResponderEliminar
  2. Cada vez mais acho que as crianças devem ter o máximo de contacto possível com as bacteriazinhas deste mundo. Deixai-as levar terra e pedras à boca! ;-D

    ResponderEliminar
  3. Está muito boa!
    Mas tem muita lógica, sim senhor

    ResponderEliminar
  4. Cuidado!!
    http://en.wikipedia.org/wiki/Five-second_rule:

    "The five-second rule was also featured in an episode of the Discovery Channel series MythBusters. There was no significant difference in the number of bacteria collected from 2 seconds exposure as there was from 6 seconds exposure. The moisture, surface geometry and the location the food item was dropped on did, however, affect the number of bacteria.

    Ted Allen put the rule to the test in an episode of Food Detectives, and found that bacteria will cling to food immediately. High traffic areas will lead to even more bacteria on the food."

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!