22 de outubro de 2010

173 - Correr a cortina do chuveiro para que seque devidamente...


... e não seja necessário gastar água (e outros ingredientes) e energia a lavá-la!

Pensava eu que não precisava de me preocupar com a cortina do chuveiro (o nosso quarto de banho é bem arejado), afinal... ao fazer uma daquelas belas limpezas mais profundas descobri umas manchinhas cinzentas, bem visíveis sobre o amarelo da cortina!

Afinal não temos deixado a cortina bem esticada!!!

Segundo uma reportagem que li num dos números da revista Gingko (não sei precisar qual, e não a encontro), estudos na área das neurociências dizem que 21 dias seguidos é o tempo necessário para adquirirmos novos hábitos. Portanto, durante um mês (pelo sim, pelo não...) cada um de nós vai certificar-se, todos os dias, que puxou bem a cortina do chuveiro depois do duche. Se falharmos um dia... teremos que recomeçar a contagem.


E como tirar as tais manchinhas, sem prejudicar o meio ambiente?

Coloquei a cortina - de plástico (eu sei, eu sei, mas foi comprada antes deste desafio...) - de molho em água quente e vinagre (partes iguais) e depois esfreguei as manchas com um esfregão verde. Saiu bem (até porque eram pequenas e claras) mas se estiverem num "grau bolorento mais avançado" devem esfregar-se com uma parte de bórax e cinco de água. Esta opção também ajuda a prevenir a formação de bolor. Ainda segundo o meu fantástico livrinho "O Lar ecológico" - de que falo muitas vezes - outra maneira de prevenção é, depois de lavado, deixar o cortinado de molho em água com sal (o que eu fiz). Outra hipótese, como li algures na internet, é ter à mão um borrifador com vinagre e duas vezes por semana borrifar a cortina.

Ah! E as águas que usei nas lavagens foram reutilizadas no autoclismo...

E é agora que vou comprar um belo feto para o nosso quarto de banho...

3 comentários:

  1. Não gosto de cortinas de plastico!
    Tenho uma de tecido tipo seda ou cetim não sei muito bem o que é, até tenho duas para a troca, dura muito tempo limpa, talvês porque realmente estio-a muito bem depois do banho, mas, quando está suja meto-a junto com as roupas brancas na maquina de lavar roupa, no maximo duas vezes por ano? talvez menos.
    Também guardo a água do duche para a sanita e para regar as plantas da varanda.
    Força aí!
    eugenia

    ResponderEliminar
  2. Já tinha saudades. Eu não tenho cortinas, tenho portas de correr e é muito mais fácil para limpar, com água e vinagre. Confesso que fiquei com vontade de colocar um feto na casa-de-banho, em dias como este o desumidificador está sempre a trabalhar, pode ser que arranje um feto baratinho.

    ResponderEliminar
  3. Gostei deste artigo! Obrigada por esta dica.
    o seu blogue é uma golfada de ar fresco.
    Sempre que posso, passo por aqui.Parabéns
    Se quiser passe pelo meu blogue, www.tratarsaude.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!