14 de fevereiro de 2010

106 - Usar o forno só em ocasiões especiais


O forno cá de casa é antigo, de uma marca portuguesa que já não existe, a Leão. Aparentemente é um óptimo forno (eléctrico...) e funciona muito bem, apesar de só ter um botão para regular a temperatura e não permitir opções de tipos de funcionamento (o que até é bom, pois parece que a função grill é a que gasta mais energia).

Mas nós somos duas pessoas cá em casa. E ligar um forno grande para fazer um assado para dois é, sem dúvida, um desperdício de energia. Por isso, a partir de hoje, só fazemos assados em dias especiais (muito especiais se formos, na mesma, só nós os dois...).

Há outras medidas que ajudam a reduzir o gasto energético do forno tradicional:

- evitar abrir a porta do forno durante a sua utilização, pois este vai precisar de bastante energia para recuperar a temperatura a que estava anteriormente (perde cerca de 20% do calor acumulado, a cada abertura);
- tal como no caso do fogão, desligar o forno algum tempo antes de finalizar o assado;
- evitar o pré-aquecimento. Regra geral, só é mesmo necessário quando fazemos bolos ou souflés.


E ainda hei-de fazer um forno solar!

10 comentários:

  1. oi Ema,
    descobri o gteu blog hoje, +- por acaso. Fiquei logo fã. Eu tb tento ser o mais ecológica possivel e é sempre bom ver alguém com os mesmos ideais. Vou continuar a ler o teu blog. Parabéns pela ideia e boa sorte!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Obrigada pelo entusiasmo.
    Fico à espera da tua companhia (e quem sabe sugestões?...)
    Boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Eu já fiz o meu forno solar! Só ainda não experimentei.

    ResponderEliminar
  4. Eu também já aprendi a fazer, numa oficina, mas ainda não fiz o meu...

    ResponderEliminar
  5. Deixo um site, a partir do qual segui as instruções para fazer o meu forno: www.solarcookers.org

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo site, Sara, muito bom! Juntamente com os apontamentos da oficina só pode dar um óptimo forno solar... Como é o teu?
    Quando arranca o teu blog? Òptima ideia!

    ResponderEliminar
  7. Alô! Proponho para o blog um novo post!

    "No Inverno, usar muitas vezes o forno.... a gás" :)

    Em vez de utilizarem aquecedores (eléctricos) para aquecer a casa, utilizem o forno (a gás). Faz cozinhados deliciosos e ainda poupam energia!

    ResponderEliminar
  8. Parece uma ideia interessante... mas cá em casa não há gás, por isso não a posso pôr em prática!

    ResponderEliminar
  9. Heheh , eu também tenho um fogão da marca Leão.Funciona muito bem! Por ser pequenino dizem que é o Bébé da Cozinha...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!