7 de fevereiro de 2010

99 - Participar em acções ambientais virtuais


Antes que me "batam", deixem-me dizer que esta ideia não é para substituir o "andar pelo meio do monte em contacto com a Natureza" ou o participar em outras acções reais de defesa do meio ambiente. É apenas mais uma maneira de ser ambientalmente activa, aproveitando mais uma ferrementa e o tempo que passo ao computador (independentemente de quanto tempo é, porque a maior parte destas acções ambientais demoram poucos minutos).

Hoje fartei-me de assinar petições, durante as minhas buscas pela net...

Esta é a maneira mais acessível de participar numa acção virtual. Podemos ir logo à secção ambiental do petition on line, mas aqui há de tudo, desde petições a favor do teletransporte até a "the lion has not went"... E muitas petições locais, como esta para salvar uma árvore com 100 anos em Singapura.

O melhor é chegar lá através de sites que tem sempre campanhas activas, como por exemplo a Quercus, que nos encaminha (dentro do site petitiononline) para uma petição a favor da reserva ecológica nacional (REN) ou, numa modalidade um bocadinho diferente, para a campanha contra o arroz transgénico, onde dão um exemplo de carta a escrever (e enviar) ao nosso Ministro da Agricultura a dizer-lhe para votar "contra qualquer autorização do arroz transgénico LL62".

Há tantos sítos que nos encaminham para outras petições e campanhas, que podemos escolher a que toca mais o nosso coração (animais, florestas, mares, ...). Temos, por exemplo, o partido pelos animais que neste momento tem uma petição contra a criação de uma secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura; a Greenpeace Portugal tem a decorrer, já há algum tempo, uma campanha contra a comercialização de espécies de peixe de profundidade, onde podemos assinar a petição e/ou ajudar, investigando os nossos supermercados.

Há um sítio, o ecological internet, que nos encaminha para uma série de outros sítios, cada um na sua área (oceanos, florestas tropicais, clima, água,...), onde podemos participar em campanhas e fazer donativos. Escolhi ir ao Ocean Conserve (a protecção dos oceanos, mares e seus habitantes toca bem fundo nas minhas fibras...) que me encaminhou, por exemplo, para a Greenpeace Internacional e a sua campanha contra a caça às baleias nos mares do Japão.

Outra hipótese é inscrever-me na rede social "ecológica", a Care2 (já está!), onde, todos os dias, quando entro na minha página, me é sugerida uma campanha/petição, e onde posso participar em campanhas free click to donate (por isso há tanta publicidade nesta rede...).

De uma forma mais lúdica, há, por exemplo, no facebook (onde também nos podemos juntar a causas ambientais), um jogo, o My Forest, onde, virtualmente, plantamos árvores em países onde há florestas em perigo e assim contribuímos (através dos patriocinadores) para a Trees for the future e para que sejam realmente plantadas árvores.


Encontrei também uma organização engraçada, a XO Earth, que incentiva as pessoas a tomar 1 acção (virtual ou real) por dia em prol do ambiente, usando um XO (na roupa, nos acessórios, na pele), espalhando assim a ideia!

E agora vou voltar às medidas reais...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!