20 de fevereiro de 2010

112 - Aprender a coser e a remendar a roupa


Tal como o tricotar, podia ter aprendido, enquanto criança e adolescente, a costurar. Mas não quis, achava que eram coisas de "meninas", e eu gostava era de brincar na rua e ajudar o meu pai no seu hobby: fazer, na "carpintaria" montada na nossa garagem, móveis para todas as divisões da casa!

Assim, cheguei à idade adulta sabendo apenas, e mal, coser botões...

Há um ano tive algumas (poucas) aulas "amadoras" de costura e entretanto uns amigos ofereceram-me uma máquina de costura (daquelas pequenas e transportáveis), em troca de futuras "subidas de bainhas"!


Tenho experimentado umas coisinhas, nomeadamente os meus rolos (ainda não todos acabados...), mas sempre em linha recta. E na máquina.

Mas agora estou decidida a fazer algo mais, e antes de voltar a procurar lições com quem realmente sabe do ofício, resolvi aprofundar a minha experiência (mesmo fazendo muitas asneiras), socorrendo-me de vez em quando (...) dessa ferramenta fabulosa que pode ser a internet, que até nos dá dicas para aprendermos a costurar. A ideia é consertar (não gosto muito da palavra remendar) peças de roupa, que de outro modo seriam inutilizadas, mantendo-as no activo (lembram-se dos remendos nos joelhos das calças e nos cotovelos das camisolas?...) ou, sendo já um pouco mais ambiciosa, dar-lhes nova vida.

Andei a juntar algumas peças de roupa que precisam de pequenos "consertos" e hoje cosi (tudo à mão): um colchete num soutien; numa tshirt, uma costura (na parte de baixo da manga) que abriu (desculpem-me se não uso os termos técnicos correctos...); e uma outra costura numa carteira de trazer a tiracolo.


Não é muita coisa e é tudo bem simples (aparentemente), mas eu ainda demoro uns minutos só para enfiar a linha na agulha...

Os meus próximos projectos serão subir as bainhas numas calças e reutilizar o desenho de uma tshirt (onde apareceu um buraquinho), cosendo-o noutra!...

Quem sabe um dia também aprendo corte e até consigo fazer um casaco!!!

7 comentários:

  1. Eu aprendi em criança tricô com a minha mãe e umas coisas simples de costura com a minha vizinha costureira. Detesto costurar, mas de vez em quando tem de ser, até porque os arranjos fora custam uma fortuna! Mas só faço coisas mesmo muito simples!
    Bjs,
    M.

    ResponderEliminar
  2. Pois, eu como não aprendi (também detestava), estou a aprender agora. E sabes que até estou a achar uma certa piada?
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. http://www.youtube.com/watch?v=kIQRgBZBhO8
    Para juntar dois tecidos ... hoje deu-me na cabeça coser as meias hehehe

    ResponderEliminar
  4. http://www.youtube.com/watch?v=H8L629s3wW4
    e seguintes :)

    ResponderEliminar
  5. Obrigada "Cavaleiro da Triste Figura", adorei os vídeos. Realmente hoje em dia já é possível encontrar quase tudo na internet!

    ResponderEliminar
  6. Oi Ema,

    Que bom! Minha mãe era costureira, mas não aprendi. Quando eu era pequena o importante era estudar e costurar, cozinhar ficava para depois, quando necessitassemos.

    Neste ano, comecei a fazer pequenos consertos nas roupas e estou gostando. Ah! Fiz fuxicos também, uma toalhinha de mesa. Vejam no blog.

    Também estou aprendendo e espero ter uma máquina de costura.

    Abraços,

    Elaine

    ResponderEliminar
  7. É, Elaine, devagarinho vamos apanhando o jeito, não é?
    Vou ver sim.

    Bom ano!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
Nem sempre respondo aos comentários, visto este já não ser um blogue activo.
Se precisar de me contactar faça-o através do email awondrousday@gmail.com.
Obrigada e um boas mudanças verdinhas!